LIMITAR NÚMERO DE TURISTAS

Questionado sobre a questão do limite de número de turistas em Florianópolis, respondi que em uma cidade como a nossa, capital de estado, seria absolutamente impossível regular a quantidade de pessoas que se dirigem para cá. A questão é que impedir a vinda de turistas a Florianópolis é inviável e vai contra a própria atividade turística e de fato não teríamos meios de fazê-lo.

Em alguns destinos turísticos, como Fernando de Noronha, é possível controlar o número de turistas, pois o acesso só é realizado através de barcos, navios ou aviões, o que não acontece em Florianópolis. Aqui poderíamos limitar visitações a apenas alguns locais, como a ilha de Anhatomirim e a Ilha do Campeche.

Entretanto, acredito que uma medida mais urgente e sobretudo viável seja a limitação nas construções que vêm sendo erguidas em nossa cidade, inclusive no campo do turismo. Dessa forma, estaríamos controlando também o fluxo de turistas. Uma alternativa para auxiliar na determinação de quais empreendimentos devem ou não ser autorizados seria a criação de uma espécie de conselho. Este, já existente em alguns destinos turísticos planejados e organizados, é formado não só pelo poder público, que sofre pressões de toda ordem por razoes políticas, mas por outros membros qualificados da sociedade.

Por fim, acredito que o turista que queremos é sem dúvida aquele de bom poder aquisitivo. Temos que investir na infra-estrutura da Capital para que possamos recebê-los com qualidade ao invés de tentar impedir que venham para a Ilha. Precisamos oferecer aos visitantes, assim como à comunidade local, melhores acessos, estradas e rodovias em ótimo estado, além de saneamento básico adequado, energia e água sem ameaças de corte. Caso contrário, realmente ficará inviável receber um grande fluxo de turistas sem oferecer uma infra-estrutura compatível. O turismo é fundamental para a região, pois envolve mais de 50 atividades econômicas e sem dúvida é o que melhor distribui a renda.

Estanislau Emilio Bresolin

Presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina (FHORESC)
2º Vice Presidente da CNTur e Advogado